Advogados de um atendente do MCDonald’s agredido e baleado na Taquara, na Zona Oeste do Rio, entraram com uma ação trabalhista contra a rede de lanchonetes pedindo uma indenização com valor total de R$ 830,2 mil. A ação tramita na 79ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro.
Mateus Domingues Carvalho, de 21 anos, recebe auxílio previdenciário desde que foi vítima dos crimes, em maio de 2022. A bala atingiu o rim esquerdo e o intestino grosso de Mateus, que sobreviveu, mas precisou passar por cirurgia.
No pedido, os advogados de Mateus afirmam que a rede de lanchonetes possui responsabilidade objetiva e subjetiva no caso, que o jovem de 21 anos várias vezes precisava lidar com clientes embriagados e que ele e seu gerente já tinham sido ameaçados anteriormente.
Na ação, os advogados pedem indenizações por danos estético e moral, além de custeio de todas as despesas de tratamento médico, incluindo transporte, alimentação e eventual acompanhante.
“Se coloca o trabalhador em risco, sem se preocupar com a sua saúde, com a sua segurança, e somente visando a segurança do patrimônio. Isto é um bom exemplo para se pensar que o que vale mais é a vida, e não o dinheiro”, avaliou o advogado João Tancredo, responsável pela ação.
No dia do crime, Mateus foi atingido na barriga e levado para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. O bombeiro Paulo César de Souza Albuquerque, responsável pelos disparos, foi preso 11 dias após o crime. Ele será levado a júri popular por homicídio tentado.
Procurado, o McDonald’s informou que “não comenta processos judiciais em andamento, mas assegura que a segurança e a saúde dos colaboradores são uma prioridade para a empresa. A companhia repudia qualquer ato de violência, lamenta profundamente o ocorrido e desde o primeiro momento vem oferecendo ao Mateus Carvalho e à sua família toda a assistência necessária à sua completa recuperação”.
Relembre o caso
O caso aconteceu por volta das 2h no McDonald’s da Estrada dos Bandeirantes 544. De acordo com colegas de Mateus, um homem fez um pedido no drive-thru, mas só no fim do atendimento disse que tinha um cupom de desconto. Mateus explicou que a informação precisava ser dada no início do pedido.
O cliente ficou insatisfeito, saltou do carro, quebrou a proteção de acrílico e deu um soco no rosto de Mateus. Depois, ele entrou na loja e atirou no funcionário.
“O cliente começou a gritar na pista do drive. Que se não tratasse ele bem, ele invadia o estabelecimento e daria um tiro no funcionário. E ele aplicou um disparo de arma de fogo à queima-roupa dentro do estabelecimento”, relatou uma testemunha.