João Tancredo – Escritório de Advocacia

Deputado bolsonarista, Filippe Poubel dá calote em mãe do Jacarezinho

Por Ana Claudia Guimarães – O Globo – 27/02/2023

Adriana Santana, mãe de um dos jovens assassinados na chacina do Jacarezinho no dia 6 de maio de 2021, entrou na Justiça contra o calote aplicado pelo deputado estadual Filippe Poubel (PSL-RJ). Ela cobra o cumprimento de um acordo firmado com parlamentar, após este ser condenado por divulgar fakenews. De acordo com o advogado João Tancredo, que defende Adriana, a dívida já ultrapassa R$ 8 mil.

À época da chacina, Poubel e um grupo de bolsonaristas publicaram nas redes sociais imagens de uma mulher segurando um fuzil e afirmaram ser Adriana, informação rapidamente desmentida pela própria polícia. A mãe do jovem assassinado, então, moveu e ganhou um processo contra a tentativa de associá-la ao crime.

Poubel, condenado em primeira instância, assinou um acordo comprometendo-se a pagar a indenização por danos morais em três parcelas. A última deveria ter sido paga em 30 de janeiro deste ano, mas o bolsonarista não efetuou qualquer pagamento. Assim, o advogado João Tancredo acionou a Justiça e aguarda decisão favorável do juiz para evitar um calote do deputado na moradora da favela do Jacarezinho.

Além de Poubel, outros sete bolsonaristas também foram condenados a indenizar Adriana. Os deputados estaduais Gil Diniz (PL-SP) e Delegada Sheila (PL-MG) já realizaram os pagamentos. O ex-deputado federal Luís Miranda (DEM-DF) ainda possui prazo para pagar. Já o senador Magno Malta (PL-ES), o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) e o agora deputado estadual Thiago Gagliasso (PL-RJ) seguem lutando na Justiça contra a condenação.