Por Ana Cláudia Guimarães – O Globo – 20/12/2021
A 1ª Vara da Fazenda Pública do Rio decidiu pela indenização dos pais e dos avós do jovem Marcus Vinicius da Silva, assassinado durante operação policial no Complexo da Maré no dia 20 de junho de 2018. O estudante tinha 14 anos, estava uniformizado e foi morto a caminho da escola.
O juiz Euclides de Lima Miranda qualificou a operação como desastrosa e condenou o Estado a pagar danos morais no valor de R$ 100 mil para cada um dos pais e de R$ 35 mil para cada um dos dois avós. O magistrado, porém, negou verba para tratamento psicológico na iniciativa privada e não se pronunciou sobre a indenização para a irmã de Marcus Vinicius.
O advogado dos familiares do jovem, João Tancredo, afirmou que irá recorrer para tentar aumentar os valores já fixados, reverter a decisão sobre os cuidados com a saúde mental de seus clientes e suprir a omissão quanto ao pedido da irmã.Enquanto isso, na esfera criminal, o processo sequer foi iniciado. O caso ainda se encontra em fase de inquérito.
Na operação, que matou Marcos Vinícius, feita pela Policia Civil, com apoio do Exército, sete pessoas, ao todo, morreram. A polícia, na época, informou que foi ao local para cumprir 23 mandados de prisão. Só que ninguém foi preso.